Mitologia Grega
Deuses gregos
Criaturas mitológicas
Heróis e lendas mitológicas
Histórias mitológicas
Influência cultural
Fale Conosco
Mapa do Site





Deuses da mitologia grega
 
venuscn_6125aA religião grega era politeísta (crença em vários deuses) e antropomórfica, ou seja, cultuava deuses que possuíam várias características humanas, desde a forma corporal atlética, escultural, bela e vigorosa, até o comportamento. Esses deuses habitavam o Monte Olimpo, ponto culminante da Grécia. Os deuses, de acordo com os gregos, eram a expressão de um ser humano perfeito. Magníficos templos foram construídos para a realização de cultos a eles. As narrativas de Hesíodo em “Teogonia” explicam sobre o surgimento e a história dos deuses.

De acordo com os gregos, o Universo não fora criado pelos deuses, mas sim ao contrário. Céu e Terra geraram os titãs, também conhecidos como deuses antigos. O mais importante, Cronos, reinava sobre todos os outros. Uma entidade chamada Destino determinara que esse titã seria destronado por um de seus filhos. Então, mal eles saíam do ventre materno de sua esposa chamada Reia, Cronos os devorava. Foi então que ela decidiu esconder o último nascido para salvá-lo. O nome desse filho era Zeus - ele foi o responsável por cumprir a profecia e destronar Cronos. Zeus também retirou seus irmãos do estômago de seu pai, passando a reinar com os mesmos sobre o mundo, em seu palácio no topo do monte Olimpo.

Há uma divisão categórica: por exemplo, deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, que por sua vez já se dividem em outras várias classes. Dentre elas está a classe A superior, onde se encontra Zeus, governante de todos eles. Na inferior, encontra-se Hades, irmão de Zeus e governante dos infernos.

Eis os principais deuses:

Zeus

Zeus protegia todos os gregos, além de ser o senhor dos Céus e do Olimpo, dos trovões e da chuva. Quando ocorria uma tempestade, era bastante comum os gregos acreditarem que os raios e trovões eram lançados por Zeus em um estado de fúria.

Hera

Esposa de Zeus e deusa do casamento, além de favorecer as mulheres e os partos. Hera namorou Zeus por trezentos anos, até que aceitou se casar com ele. Ironicamente era a deusa do casamento, pois Zeus a traíra com diversas mulheres mortais.

Palas Atena

Filha de Zeus. Deusa da sabedoria, gostava de participar da guerra ao lado dos heróis, além de apreciar a guerra justa. Atena era a deusa mais querida pelos gregos. Ela nasceu da seguinte maneira: certo dia, Zeus teve uma terrível dor de cabeça. Um enorme buraco se abriu em sua testa e dele saiu Atena, já adulta. Protetora dos sábios e inteligentes, ela ensinou os homens a elaborar leis e fabricar azeite de oliva. Palas Atena é bastante homenageada na cidade de Atenas.

Apolo

Filho de Zeus. Deus da luz, do uso do raciocínio claro, da harmonia, do equilíbrio, da verdade e da saúde, além de protetor dos músicos, médicos e profetas. Ele é o mais elegante dos deuses.   

diana-augustus_saint-gaudensa_2_1893fÁrtemis


Irmã gêmea de Apolo. Deusa da luz e da caça, além de protetora das virgens, dos animais jovens e dos caçadores. Ártemis era uma excelente arqueira; suas flechas sempre acertavam o alvo. Sua proteção também era solicitada por mulheres que estavam para ter um filho.   

Hermes


Filho de Zeus. Era o mensageiro do Olimpo, protegia os comerciantes, os ladrões, os viajantes e os escritores. Era caracterizado por possuir asinhas nos pés, o que permitia que percorresse o mundo com espantosa velocidade.

Ares

Filho de Zeus. Deus da guerra e da destruição. Esse terrível deus era odiado por seus pais Hera e Zeus. Porém, seu tio Hades o amava por mandar muitas pessoas para o reino subterrâneo. Jamais cultuado, Ares era respeitado e temido pelos gregos.

Hefesto

Hefesto é o ferreiro dos deuses, ou seja, quem forjava as armas. Era também um deus bastante habilidoso, mas também muito feio, além de ter um defeito físico na perna que o impedia de andar normalmente. Entretanto, de sua oficina saíam coisas maravilhosas, dentre elas, a primeira mulher mortal: Pandora. Hefesto foi responsável por ensinar o artesanato aos homens. Já fora casado com a bela deusa Afrodite, a qual fora enganado pela mesma. A deusa do amor o traiu com Ares, deus da guerra. Esse casal teve, dentre vários filhos, os chamados Medo e Terror.

Afrodite

Prima de Zeus. Deusa da beleza e do amor. Afrodite era a deusa mais bela dentre todas as outras. Além de passarinhos cantarem a sua volta, flores nasciam onde ela pisasse. Era conhecida por ser protetora das conversas, das brincadeiras e dos carinhos.

Poseidon

Irmão de Zeus. Deus dos oceanos, protegia os marinheiros e os navegantes. Poseidon presenteou a humanidade com cavalos. Era intensamente amado pela população grega por essa razão, mas também bastante temido por sua fúria, capaz de causar furacões que afundavam os navios.

Hestia

Irmã de Zeus. Deusa do fogo, protegia a casa e a cidade.

Demeter

Irmã de Zeus. Deusa do fogo, da agricultura e da colheita. Era protetora da casa, da cidade e do casamento.

Hades

Irmão de Zeus. Reinava no centro da Terra: o mundo dos mortos. Casado com a terrível Perséfone, Hades comandava o mundo subterrâneo para onde homens e mulheres que morriam se destinavam. Esse reino era habitado por humildes sombras sem memória.

pallas_athenaaPan

Deus dos bosques e das matas. Tinha um corpo parecido com de um bode e foi o inventor da flauta.

Dioniso (ou Dionísio)

Filho de Zeus com uma mortal. Deus do vinho, da alegria e dos festejos. Dioniso era o oposto de Apolo. Enquanto este era o deus da razão, da racionalidade, aquele era das festas, do exagero, da bebedeira, da loucura e da comilança. Rumores explicam essa existência paradoxal nos humanos: uma mistura de Apolo e Dioniso, ou seja, de equilíbrio e loucura.

Asclépio

Filho de Apolo. Deus da Medicina e da saúde.