Série de deuses clássicos que, para ascenderem ao poder, enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos. São divindades muito antigas descendentes de Urano. Os mais conhecidos foram: Oceano, Céos, Crio, Hipérion, Jápeto, Cronos, Tétis, Teia, Febe, Reia, Mnemosine e Têmis.
Com exemplos como Herácles (Hércules para os romanos) e Aquiles, os heróis são seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Capazes de levar alegria e felicidade por onde passassem, as ninfas eram seres femininos que viviam em campos e bosques.
Com chifres e patas de bode, os sátiros são criaturas que, apesar de possuírem essas características, se assemelham a humanos.
Os centauros são seres que possuem o corpo formado por metade homem, metade cavalo.
As sereias são capazes de atrair, por meio de cantos atraentes, os marinheiros para o fundo do mar. São caracterizadas por metade do corpo de peixe, metade mulher.
A Medusa, além de Euríale e Esteno, é um exemplo dessa classe. São espécies de monstros com cabelos de serpentes, corpo de mulher coberto por escamas, braços de metal e dentes grandes e pontiagudos. As górgonas eram capazes, de acordo com a mitologia grega, de transformar em pedra as pessoas que, por alguma razão, as olhassem diretamente nos olhos.
Caracterizado por ser um cavalo com asas, o Pégaso nasceu do sangue do monstro Górgones, conhecido como Medusa. No alucinante deslocamento para o Egito para libertar Andrômeda de um terrível monstro marinho, o Pégaso foi montado pelo herói Perseu.
Essa criatura tem o formato de uma mistura de cabra e leão. São capazes de soltar fogo pelas ventas.
Com corpo de homem e cabeça de touro, essa criatura mitológica está presente em diversos filmes, desenhos animados, peças de teatro e jogos. Além de habitar um labirinto na ilha de Creta, esse animal alimentava-se de rapazes e moças gregas que eram enviadas pelo Rei Minos. Forte e feroz, o Minotauro era frequentemente enfrentado por corajosos aventureiros; porém, esses não obtinham sucesso; acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro mitológico.
Apenas um foi capaz de matá-lo: Teseu. Esse herói, filho do rei Egeu, recebeu a missão de matar a criatura. Orientado por um novelo de lã, dado por Ariadne, filha do rei de Creta, e empunhando uma espada, o herói entrou no labirinto, matou o Minotauro e se guiou pelo fio de lá até a saída do labirinto, pois havia marcado todo o caminho percorrido.
Figuras mitológicas da Grécia Antiga, os Ciclopes eram gigantes de apenas um olho. Os mais conhecidos são: Brontes, Estéropes, Arges, Elatreo, Eurialo e Traquio.